>

sábado, 12 de janeiro de 2013

Dicas para dormir bem

 
Boa tarde amores! Tudo bem? Espero que sim. Não sei vocês, mas eu tenho um pouco de insônia. Afinal, o que é insônia? Tem de vários tipos diferentes. Por exemplo, quem pelo menos uma vez na vida, deitou na cama com aquela preocupação que não deixava dormir? Pode ser com uma prova, algum momento importante, mas qualquer preocupação acaba causando ansiedade, que dificulta a chegada do sono. Por isso, hoje trouxe umas dicas para evitar de vez a maldita insônia. Vejam!
 
Dica n° 1:
"Ritual do sono"
Bem,  o sono não chega do nada na gente, né? Não é porque estamos bocejando que estamos com sono, e sim que ele está chegando, vamos dizer. Sempre tem uma coisa que a gente faz que causa o sono, eu pessoalmente chamo isso de ritual do sono, ou seja, você sempre faz uma coisa (ás vezes sem perceber) para você sentir sono. Algumas pessoas fazem uma leitura (livro, revista, qualquer coisa), algumas tomam um banho quente, outras um chá, um leite morninho, ou seja, coisas que relaxam. E, geralmente, o sono chega sempre na hora que você dormiu na noite passada. Se por exemplo você dormiu ás 23h, ele vai chegar por aí no dia seguinte.
 
Dica n° 2:
Ambiente.
Para uma ótima noite de sono, seu quarto deve estar escuro. Total escuro, ou uma luz bem fraquinha, que não incomode você e que não fique perto dos seus olhos, pois nosso corpicho pensa que já é dia, espantando o sono. Outra coisa: desligue os eletrônicos. Não deixe celular, notbook, ou algo assim perto de você. Não durma com a TV ligada: as chances de você ter as pequenas pausas do sono (ficar acordando de tanto em tanto tempo) são maiores. Dica: Durma abraçada em alguma coisa, um ursinho, uma almofada, algo do gênero, pois isso dá mais segurança.
 
Dica n° 3:
Desligue-se!
Uma boa dica é evitar TV, computador, celular ou qualquer tipo de eletrônico pelo menos 30 min ou 1h antes de dormir. Se a TV não tira seu sono, prefira alguns filmes tranquilos, que não sejam de terror (depois explico porquê). No computador, saia dos joguinhos pelo menos 1h antes, e fique escrevendo, lendo sobre alguma coisa na net, conversando virtualmente, essas coisas. Claro que fazer isso fora do mundo virtual traz mais vantagens. Ah, e outra dica também é não deixar o relógio perto de você, pois aí acabamos controlando o tempo, quem aí conta as horas que tem ainda para dormir? uhdasud, pois saiba que não é certo, pois acaba causando ansiedade. Se precisa de despertador para acordar, opte por um com um som tranquilo (e que não dê mais sono, claro).
 
Dica n° 4:
Exercícios
Dizem que,para  uma pessoa que se movimenta bastante durante o dia, tem mais chances de dormir melhor a noite, pois gasta mais energia. Faça qualquer tipo de esporte físico, mas no mínimo 3 horas antes de ir para a cama. Jamais faça antes de dormir, pois além de gastar energia, o corpo fica "alerto", dificultando o sono. Opte por alongamentos relaxantes.
 
Dica n° 5:
Alimentação.
Não durma após nenhuma refeição, só depois de 4 horas. Prefira alimentos leves, e não tome muito líquido, pois pode acontecer de acordar várias vezes a noite para ir ao banheiro, atrapalhando o sono.
 
Como solucionar cada tipo de insônia:
Preocupações
Vamos fingir que, amanhã, você tem uma prova mega difícil, acha que não estudou o suficiente e morre de medo de reprovar. Você deita com aquela preocupação, que acaba espantando seu sono. Claro que você não iria levantar e ir estudar, nem ficar revisando o conteúdo mentalmente, isso não iria ajudar. A dica é: Levante, e coloque todas suas dúvidas num papel. Escreva tudo. Depois, guarde esse papel, e coloque seu despertador para acordar por uns minutos antes, para você estudar. Tente fazer o máximo para não pensar na prova. Leia um livro, faça uma atividade que dê sono e distraia.
Ansiedade
Imagine que, amanhã, você tem uma coisa muito importante, que pode mudar tudo em sua vida. Claro que você ficaria ansiosa/o, né? Então, a dica é: respire fundo por várias vezes, até o frio na barriga passar. Tome um pouco de água, leia um livro e relaxe.
Medos
Que atire a primeira pedra quem nunca viu algum filme, leu alguma coisa assustadora que espantou o sono. Pois é, isso é realmente muito chato, não? Portanto, a dica é: tome um chá ou um calmante. Deite, relaxe uns minutinhos e tente se acalmar.
Pesadelos
Quem nunca teve pesadelo e acordou pensando que estava prestes a ter um infarte a qualquer minuto? -parei. Pois é, a sensação é horrível, mas a dica é a mesma: tome uma água, respire fundo, e tente dormir novamente. Uma coisa que funciona comigo: se cobrir até a cabeça (mesmo naqueles dias que tá tão calor eu consigo, loool).
Sono leve:
O sono leve é, por exemplo, acordar com qualquer coisinha, por menos barulhenta que seja. Ou acordar muitas vezes numa só noite, isso também prejudica, e algumas pessoas acordam e demoram para dormir, e assim vai. A dica é: Durma com a porta/janela fechada, e cubra-se até a cabeça. Como não tenho esse problema, não sei aconselhar muito no caso, procure alguém que esteja passando pela mesma situação e converse. ;)
 
Bem, gente, é isso, alguma dúvida? Postem nos comentários!
Espero que tenham gostado, deu um trabalhão para fazer :S
 
Querem dicas de quê? Comment please, haha :3
 
Beijinhos, espero ter ajudado ♥
 
 
 

9 comentários:

Borboletinhah disse...

Eu gosteii muito (:

Sweet Giirl *.* disse...

Cara , Sinceramente eu sempre durmo com uma bonequinha que minha bff me deu , ainda traz mais segurança , e as vezes eu coloco minhas bonecas de infacia , Tipo traz uma infancia no meu sono , é uma coisa , Sempre durmo com a Telivisão ligada...

Nanna disse...

Passar talco york baby/johnson no braço e no pescoço é bom também ^^

Unknown disse...

É, eu também durmo com umas almofadas lá haha, é questão de costume mesmo... Verdade, esqueci de colocar a dica do talco também :P

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Débora Soares disse...

Ótimas dicas! =)

Ter o lugar onde dormir adequado é muito importante. Eu vivia com dores nas costas e depois de comprar colchão novo e mudar a posição que eu dormia, durmo muito melhor =)

Unknown disse...

Obrigada! Que bom que gostou :)

Unknown disse...

Obrigada! Que bom que gostou :)

Unknown disse...

Durmo mais que uma pedra k