>

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Mude um hábito por quinzena e garante um corpo lindo para o verão!


Oláa meus anjinhos!!! Tudo certo? Tô de boas, vim dar uma novidade (?): Eu voltei!!! Sim, eu me afastei por váários motivos, que se eu ficar escrevendo tooodos aqui, vai ficar cansativo e vocês nem vão ler auehaueha. Pois então, o verão se aproxima (aqui tá um frio demais, acabei de tomar um chocolate beeem quente haha), e com ele as roupas mais curtas e leves também. Se você está acima do peso, com aquela barriguinha, ou quer definir o bumbum, e ainda não se agilizou, siga essas dicas e mude um hábito por quinzena e consiga! 
Fiz a conta: faltam 6 quinzenas (aproximadamente) para o verão, (preguiça de fazer a conta correta auheuahe), então, dá tempo, né? Go!

1° quinzena:
Comece a tomar mais água.
Não precisa ficar dizendo toda hora os benefícios da água, porque provavelmente vocês já sabem, e fica chato aquele blablá repetitivo. Então, em vez disso, vou dar umas dicas para vocês ao menos tentarem tomar mais líquido:

*Sempre tenha água por perto (por exemplo, sempre leve uma garrafinha junto na escola, para não precisar ficar toda hora indo no bebedor);
*Aumente a quantidade de exercícios. Assim, você vai cansar e beber mais líquido;
*Não tome água só quando sentir sede. Tente lembrar, uma vez eu li que tinha um app que ajudava a lembrar quando tinha que ingerir líquido, não lembro o nome, mas se procurarem, vão achar. Eu recomendo: em questão de dias, vocês já vão tomar água sem perceber, é questão de costume.
Então, quem sabe começar agora? Vá na cozinha e beba um copo de água, haha.

2° quinzena:
Aumente as frutas, diminua os doces.
É difícil, quase impossível não ingerir doces, certo? Mas tudo tem seu limite. Já dei umas dicas aqui para parar de comer doce, uma dica é parar de comprar, e substituir o chocolate de sobremesa por uma balinha de menta, por exemplo. A outra é "esconder" todos os doces que tiver, e quando der vontade, tomar um suco de fruta bem gelado. Só não vale refri, tá? 
Sobre as frutas: são, vamos dizer, acessíveis (o preço, todo mundo pode comprar, tem em todos os lugares, então não tem desculpa). Outra dica é, se você gosta bastante de doces, comprar frutas mais docinhas, tipo manga, maçã, banana... Salada também é importante. Olha, vou confessar para vocês: eu o-d-e-i-o alface, simplesmente não consigo comer. Mas, em compensação, meu prato sempre está cheio de cenoura, brócolis e ás vezes uma fruta. A dica é essa: quando gostar de uma fruta/salada, comece a tornar a ingestão dela um hábito, quando vê, não é mais considerado um "sacrifício" tentar ser saudável. ;)

3° quinzena:
Mexa-se já!
Atividades físicas são importantes, isso todo mundo sabe. Mas e quando bate a preguiça? Aí, eu não posso dar dicas nesse setor, o jeito é vocês pensarem o que vão ganhar dormindo o tempo inteiro, a tarde inteira olhando filme, sentada no sofá sem fazer nada, e se exercitando, ao ar livre, e ao mesmo tempo perdendo uns quilinhos. Bem, se você não está acima do peso, não tem desculpa para não fazer exercício também: para se manter assim, é necessário, ou para deixar a barriga/bumbum definido/a. 
Se você quer...
Emagrecer.
*Atividades aeróbicas (ao  ar livre), ex: corrida, caminhada, pedalada, futebol, etc.
Definir.
*Atividades anaeróbicos, ex: musculação, pilates, esteira, abdominal, etc.
Claro que pode ser feito os dois, mas cuidado para não exagerar e conseguir manter a rotina! 

4° quinzena:
Dormir é bom
Quem não gosta de dormir? Não existe, óbvio. Mas em excesso faz mal, também! A dica é dormir na quantidade adequada: no mínimo 7 horas e no máximo 10. Mas porque isso? Aliás, cada um dorme o quanto precisa, mas ás vezes, estamos dormindo pouco ou demais. Para analisar e descobrir, faça um mini teste com você mesma, considerando esses itens, e responda sim ou não:

*Você passa o dia inteiro com sono ou indisposta (sim/não);
*Tem muita preguiça para tudo (estudar, se exercitar) (sim/não);
*Quando acorda, sempre quer dormir mais, nunca é o suficiente (sim/não);
*Você dorme, no máximo, 8 horas por noite, nunca mais que isso (sim/não). 

Se a maioria foi sim:
É, você pode não estar dormindo o suficiente. Procure sempre dormir e acordar no mesmo horário, e evite madrugar no pc, principalmente em dia de aula. No dia seguinte terá muitas horas para ficar no face, não precisa ficar a noite inteira e prejudicar seu sono e a si mesma, não acha?

Se a maioria foi não:
Você está dormindo bem, pelo jeito. Só cuide para não exagerar na cama, no dia seguinte pode causar algumas insônias. 

5° quinzena:
Mantenha-se no seu peso.
A dica é se pesar todos os dias, assim você vai ver se está fazendo efeito ou tem que melhorar. Se viu que engordou uns kgs, não esquente tanto assim, está fazendo o que pode, mas ainda tente se esforçar mais. Se viu que emagreceu, é uma boa notícia! Outra dica é se medir, já que estamos em fase de crescimento, mas não todo dia, e sim uma vez por mês, por exemplo. Faça uma tabelinha e no fim do mês/quinzena veja como foi. ;)

6° quinzena:
Mantenha uma rotina.
Já ouviu alguém dizer que manter uma rotina é essencial (comer de 3 em 3 horas, dormir e acordar sempre no mesmo horário, etc etc), e eu concordo. Além de ajudar no sono e até mesmo para você se organizar para seus compromissos e essas coisas, a rotina é necessária. Mas cuidado: não seja daquelas que tem horário para tudo, ás vezes também é bom (e necessário) sair da rotina, mas não toda santa vez, entendeu? 

Então gente, é isso! Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado vocês, :D. Talvez mais tarde eu traga um tutorial de make... E até um sorteio, dependendo... Fiquem atentas!
;)

Beijocax,
Lau ♥.





2 comentários:

Marcia B. disse...

nossa, óóótimas dicas vou seguir algumas ;D

Lau G. disse...

Que bom que gostou! :D