>

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Dica de livros antigos

Oi brigadeiros ! Quanto tempo hein? Acho que agora tenho certeza, que voltei, ~risos~
Vim trazer dicas de livros antigos. Não sei se vai ser um quadro. Bom, não é só os novos que são bons, eu particularmente amo livros antigos mesmo o vocabulário muito diferente. E o primeiro é o que? ~toquem os tambores~ Pollyanna! Sim, o livro que tocou meu coração! Amo muito ele. Vejamos o resumo do Pollyanna original:

"O título refere-se à protagonista, Pollyanna Whittier, uma jovem órfã que vai viver em Beldingsville, Vermont, com sua única tia viva, tia Paulina. A filosofia de vida de Pollyanna é centrada no que ela chama "o Jogo do Contente", uma atitude otimista que aprendeu com o pai. Esse jogo consiste em encontrar algo para se estar contente, em qualquer situação por que passemos. Isso se originou com um incidente num Natal, quando Pollyanna, que estava achando que ia ganhar uma linda boneca, acabou recebendo um par de muletas. Imediatamente, o pai de Pollyanna aplicou o jogo, dizendo a ela para ver somente o lado bom dos acontecimentos — nesse caso, ficar contente porque "nós não precisamos delas!".
Com essa filosofia, aliada a uma personalidade radiante e uma alma sincera e simpática, compassiva, Pollyanna leva muita alegria e contentamento à sombria e triste propriedade da tia, que transforma em um lugar maravilhoso para se viver. O "jogo do contente" protege-a também das atitudes severas e desaprovadoras de sua tia: quando tia Polly a colocou num sótão abafado, sem tapetes ou quadros, ela exultou com a bela vista que se descortinava daquela altura; quando tentou punir sua sobrinha por estar atrasada para o jantar, dizendo que só iria comer pão e leite, na cozinha, com a cozinheira Nancy, Pollyanna agradeceu-lhe efusivamente, porque ela gostava de pão e leite, e também gostava de Nancy.
Em breve, Pollyanna ensina a alguns dos mais problemáticos habitantes de Beldingsville a 'jogar o jogo do contente', desde uma inválida queixosa chamada Mrs. Snow até um solteirão, Mr. Pendleton, que vivia sozinho em uma mansão. Até tia Polly – achando-se sem saída diante da animada recusa de Pollyanna de ficar triste e cabisbaixa – aos poucos começa a se tornar mais simpática e amigável, muito embora resista ao jogo do contente mais tempo do que qualquer outra pessoa.
Entretanto, até mesmo o extremamente forte otimismo de Pollyanna é posto à prova, quando ela sofre um acidente de carro e perde o movimento das pernas. A princípio ela não se inteira totalmente da situação, mas seu estado de espírito decai e muito quando, acidentalmente, ouve um especialista dizer que nunca mais voltará a andar. Depois disso, ela se prostra no leito, incapaz de achar qualquer coisa que a faça ficar contente. Então as pessoas das redondezas começam a visitar a casa de tia Polly, desejosos de fazer Pollyanna saber o quanto o encorajamento dela melhorou as suas vidas; e Pollyanna decide que ainda pode se sentir contente, porque não teria feito o que fez se não tivesse tido pernas.
A partir daí, um médico (Chilton) muito compassivo (que tinha sido um antigo amor da tia Polly) revela a existência de uma misteriosa cura para a lesão da medula espinhal de Pollyanna que então passa dez meses em um hospital distante, onde se recupera e volta a andar; tia Polly e o médico se casam; e a felicidade e o contentamento são gerais." 
(Wikipedia)
Logo depois do sucesso de Pollyanna, 2 anos depois Eleanor H. Porter escreveu Pollyanna Grows Up, ou seja, 'Pollyanna moça'.

"Depois do terrível acidente que sofreu, Pollynna volta para a casa de seus tios, já que a tia de Pollyanna casou-se com o doutor Chilton. O seu tio Chilton precisa ir para a Alemanha e Pollyanna fica na casa de Ruth Carew, uma senhora que sofre de depressão depois que seu sobrinho, Jamie, desapareceu aos 4 anos de idade, pois com o falecimento da mãe o pai do menino fugiu com ele. Pollyanna vai, assim, para Boston, para a casa de Mrs. Carew a pedido de sua irmã.
Mrs. Carew não gosta muito da idéia mais aceita que Pollyanna fique esse tempo em sua casa, com a condição de que, no momento em que Pollyanna desse seus "sermões" ela a mandaria para sua irmã Della, e assim foi feito. Pollyanna chegara em casa de Mrs. Carew há poucos dias e já notara a diferença, pois Boston era uma cidade enorme, e as pessoas não conversavam umas com as outras pelas ruas. Pollyanna algumas vezes tenta conversar com as pessoas enquanto caminhava no Parque, mais ninguem lhe responde. Na primeira vez que ela anda pela cidade, se perde e vai para um bairro, lá encontrando Jerry, que a leva até sua casa. Alguns dias depois, Pollyanna o encontra no parque, e ele a apresenta para Jamie, começando então a amizade deles.
Pollyanna descobre que Mrs. Carew é assim triste por causa de seu sobrinho desaparecido, também chamado Jamie, e logo ela pensa que seu amigo Jamie, que conhecera no Parque, poderia ser o Jamie perdido de Mrs. Carew, e ela faz de tudo para apresentá-los. Após um longo tempo, muitas tentativas e dúvidas se Jamie era ou não o sobrinho Jamie, Ruth o adota, pois ele a conquista. Pollyanna volta para a casa de sua tia, e vai para a Alemanha com seus tios.
Pollyanna volta para sua cidade após os seis anos em que esteve na Alemanha, mas volta uma nova Pollyanna, já com 20 anos de idade. Volta acompanhada de sua tia Polly, pois seu tio Chilton havia falecido há 6 meses..." 
(Wikipedia)
E muitas coisas acontecem. O livro fez tanto sucesso que hotéis, casas de chá, lojas e crianças tiveram o nome da menina que simbolizava a bondade e otimismo.
Agora realmente seja difícil comprá-lo, eu mesma peguei de uma tia os livros, então acho que o download seria o melhor a fazer, simplesmente vale a pena tal obra literária. Eu confesso a você. Pollyanna mudou meu jeito de pensar, e isso faz com que ficamos contentes sempre. Recomendo. O que vocês acham? Comentem.
Beijos :*

Nenhum comentário: