>

terça-feira, 7 de maio de 2013

Entre meninas

Olá amores! Como estão? Estou ótima, tirei 14 na prova de geografia (o número 14 tem algo contra mim, porque né) valendo 15 õ/. Mas enfim, hoje trouxe o quadro sumido Entre meninas. Primeiro, quero pedir mil desculpas pela minha ausência, para vocês terem uma noção, só entrei agora no pc, e daqui a pouco já vou sair. Eu estou com muitas, muitas provas, e a 7° série é terrível (bem que me avisaram -_-). Enfim, hoje vim falar sobre uma coisa que afeta muitas pessoas, a insônia. Sabe quando já está na hora de você dormir, mas cadê  o sono? Ou então, você deita, e demora, demoora para dormir? Pois seus problemas acabaram. Veja essas dicas (e siga também, garanto que dá certo) e pronto! 

O que é insônia?
A insônia é quando não sentimos sono, ou ele demora para chegar. Eu tinha isso (agora raramente, espero que nunca mais volte), tipo, eu estava morta de cansada, mas na hora de dormir, não vinha sono, ou eu tinha dificuldades para pegar no sono, e ficava demorando. Pois então, chegou um dia que eu não aguentava mais, estava cheia de olheiras e muito cansada, aí eu comecei a procurar dicas para evitar, e agora eu durmo feito anjo. A insônia é falta de sono, mas também dificuldades para dormir. Sabe quando a gente deita, e fica pensando em mil coisas? Isso não é beem insônia, e sim, quando acontecem muitas coisas num dia só, ou quando o dia foi tenso, nossa cabecinha e nosso corpo demoram para descansar, e por isso que vem toodos os pensamentos a tona, prejudicando o sono. Veja como evitar isso.

Dicas para evitar a insônia
Dica n° 1:
Desligue-se
Você já deve ter ouvido falar sobre a história de que o computador até tarde faz mal. Pois, é verdade. A luz da tela faz pensar que o corpo é dia, e é muita informação ao mesmo tempo, isso deixa nosso cérebro mais ligado, ou seja, adeus sono. Fique off por, pelo menos, uma hora antes de ir para a cama. Faça um teste, depois me diga se não adiantou. Mas, não adianta se desligar do pc e continuar olhando tv, mexendo no celular ou jogando videogame. Nem pensar! Desligue-se de tudo, ok? Por mais que é a única hora que você tem para fazer isso, use essa hora para descansar, após um dia inteiro, nosso corpo merece um descanso, não acha? Pois então, tente. :)

Dica n° 2:
Jantas leves
Você também já ouviu falar que não se deve comer muito antes de dormir, certo? Mas, dormir com fome nem pensar. Se você comeu demais na janta, tome um chá que ajude na digestão. Se sentiu fome na hora de ir para a cama, coma uma bolachinha antes, pois eu garanto que dormir com fome é praticamente impossível (e se tem alguém que consegue, com certeza tem um sono interrompido e de má qualidade). Portanto, tente não exagerar na janta, mas também não durma com fome. A dica é comer o que você janta sempre, até você ficar satisfeita. :)

Dica n° 3:
Atividade relaxante
Para algumas pessoas, banho quente é sinônimo de acordar, como para outras, é de relaxar. Então, se você é daquelas que acorda e já vai para o banho, fique longe na hora de dormir, e procure achar outra atividade relaxante, como ler um livro, escrever no diário, enfim, descansar. Outra dica é sempre fazer a mesma coisa antes de dormir, porque assim o corpo acostuma ao ritual do sono, ou seja, naquela mesma hora, você terá que fazer as mesmas atividades relaxantes de fez ontem, e logo ficará com sono. Também ter uma rotina é uma boa ideia, tipo de dormir e acordar sempre na mesma hora. Ah, e um estudo comprovou que dormir cedo é melhor, sabia? Pois então, antes das 22hrs, procure estar na cama. 

Dica n° 4:
Pensar no quê?
Sabe quando deitamos, e começamos a planejar tudo para amanhã, ou pensando em tudo que aconteceu no dia, o que fazer com aquela situação, como resolver tal problema... ? Pois então, tente "controlar" seus pensamentos. A dica é pensar em coisas boas, deixe o amanhã para amanhã, e os problemas se resolve em outra hora, não na hora de dormir. Pense numa paisagem, numa imagem bonita, essas coisas que lhe deixam tranquila e feliz.

Dica n° 5:
Deixe o horário de lado
Uma dica preciosa, que salvou ajudou muito para mim: deixar o relógio de lado. Quando eu não conseguia dormir, ficava olhando o relógio, e isso certamente não ajudava em nada. Então, deixe seu relógio beem longe de você (de preferência não no seu quarto), e isso inclui o celular também. Ok se você usa o celular como despertador, mas isso também contrubui para colocar mais "pressão", pois você acaba ficando tensa, e pensamentos como "ahh, amanhã tenho que acordar cedo e ainda não dormi" não contribuem em nada. A dica é pedir para alguém te acordar, e sabia que, se você dormir e acordar no mesmo horário, todo o dia, você nem vai precisar mais de despertador? Isso porque nosso organismo acostuma ao horário estabelecido. ;)

Para finalizar, outras dicas:
• Dormir demais também faz mal, sabia? O mínimo é 7 horas de sono, e o máximo é 9. Mais do que isso prejudica. Anote aí!
• Pesadelos também são vilões. Para evitá-los, procure relaxar bem antes de dormir, não comer muito na janta e pensar em coisas boas; Se tiver um pesadelo e se assustar, procure respirar fundo e se acalmar;
• Ás vezes, dormimos e achamos que não dormimos. Isso acontece quando nosso corpicho está muito cansado, e aí fica aquela confusão, e achamos que não dormimos. É bem complicado, mas é normal. =)
• Encerre seu dia 1 ou 2 horas antes de ir para a cama. Isso inclui: estudar, mexer no pc/celular, jogar algo, praticar algum esporte,se alongar ou qualquer outra coisa que lhe deixe ligada;
• Não pratique nenhum tipo de esporte por, ao menos, 5 horas antes de dormir. Praticar algum esporte no dia a dia contribui no sono, e não é só porque o corpo cansa, e sim porque libera algumas substâncias que ajudam a relaxar. 
• Procure evitar cafeína (chocolate também, ok?) por, pelo menos, 3 horas antes de ir dormir.

É isso amores! Gostaram? Isso foi tudo baseado nas minhas pesquisas, portanto, se você sofre de insônia, recomendo seguir essas dicas. =)

Beijinhos ♥


Um comentário:

Unknown disse...

Eu tento dormir 8 horas por dia... mas sempre fico com muito sono ):